Encontro mundial discute liderança adventista no planeta

03/02/2011 § Deixe um comentário

Guarulhos, SP … [ASN] O Brasil sedia, neste ano, o Global Leadership Summit, evento que reúne coordenadores de liderança adventista mundial. São administradores, professores de universidades e encarregados do programa de liderança nas instituições educacionais adventistas. Desde 2008, o evento ocorre em todo o mundo.

 

O líder deste setor na Associação Geral da Igreja Adventista é o pastor Mike Ryan juntamente com o pastor Pardon Mwansa, ambos vice-presidentes mundiais da instituição. As reuniões começaram dia 1º de fevereiro e terminarão no dia 3 com uma visita à Casa Publicadora Brasileira, editora adventista brasileira. A agenda é pautada por discussões sobre temas relacionados às necessidades da liderança eclesiástica e há, também, tempo para que cada divisão (são 13 regiões administrativas mundiais adventistas) apresente um breve relatório de suas atividades.
Segundo o diretor para oito países da América do Sul, pastor Almir Marroni, “temos na América do Sul dois tipos de programas de desenvolvimento de liderança. O formal e o informal. O formal consiste em cursos de mestrado em liderança oferecido a líderes da Igreja. Há dois campus que possuem este curso: Universidade Adventista do Chile (Unach) e o Centro Universitário Adventista (Unasp – Campus Engenheiro Coelho), ambos em parceria com a Andrews University, dos Estados Unidos”.
Em janeiro de 2011, na Universidade do Chile aconteceu a formatura da primeira turma, enquanto no Brasil há um grupo de cerca de 40 estudantes e a graduação será em janeiro de 2012. Participam destes cursos administradores, departamentais, diretores de instituições educativas da Igreja e pastores. Marroni explica que o treinamento informal é realizado por departamento e áreas da Igreja. Em âmbito sul-americano, o propósito é o de se realizar um concílio anual de capacitação para os diretores de departamentos regionais.

Há, também, aspectos de liderança presentes nos concílios regionais. Nestes encontros, há troca de ideias, workshops e planejamento em que se estabelece um padrão de ação para o diretor do departamento ou administrador que atua nos diferentes níveis administrativos. Como parte do Treinamento Informal está o uso das telecomunicações, inclusive com aproveitamento das cerca de 15 mil antenas para treinamento via satélite e desenvolvimento de liderança dos pastores, líderes leigos das Igrejas, diretores de departamento, professores e colportores.
Liderança preparada – Desde 1995, o crescimento anual médio da igreja tem sido de 5,23 por cento. A maior parte deste crescimento tem acontecido na África sub-sahariana, América Latina e Ásia. Conforme os estudos adventistas, este crescimento tem significantemente mudado a etnia e aparência racial da Igreja. Por esta razão, os adventistas trabalham para capacitar a liderança a fim de saber lidar com esta e outras situações na atualidade. Um dos aspectos é demonstrar aos líderes como qualidade essencial entender a importância de dar resposta à diversidade em uma igreja global e como os líderes podem desenvolver esta qualidade.

[Equipe ASN, Felipe Lemos]

 

Marcado:, ,

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

O que é isso?

Você está lendo no momento Encontro mundial discute liderança adventista no planeta no Igreja Adventista do Sétimo Dia de Três Lagoas/MS.

Meta

%d blogueiros gostam disto: